Most Viewed

Most Popular

Categories

  • Nenhuma categoria

Most Popular

Most Viewed

Curso de Extensão na PUC-Rio

Junte-se a nós no curso “Transição para Novo Paradigma de Desenvolvimento” na PUC-Rio. Inscrições até 17/09/2019.

Por que juntar-se ao curso?

 

Compreender como introduzir e sustentar mudanças é uma das questões mais importantes do momento.

Temos, há décadas, volume expressivo de informações científicas que demonstram a urgência de rever o tipo de desenvolvimento no planeta. Centenas de tratados, acordos, compromissos de governos locais, regionais e globais foram assinados. No entanto, não conseguimos implantar as ações necessárias para lidar de forma eficaz com emergência climática, para reverter o esgotamento dos recursos naturais e regenerar sistemas de poluição. A natureza humana resiste a mudanças. Introduzir e sustentar mudanças é uma arte e uma ciência, que precisa ser construída por todas as partes interessadas e não imposta. Sem um cuidadoso e estratégico plano de mudança, não chegaremos ao lugar que precisamos. Investigar qual nosso papel na co-criação deste novo paradigma é parte central do curso.

O que vou aprender?

Aplicar teorias de mudança e desenvolver planos de mudança, a nível pessoal e também coletivo.

Formar coesão com grupo de pessoas que compartilham dos mesmos valores.

Estimular a emersão de uma visão de mundo mais complexa, compassiva e inclusiva.

Estimular vivência de um estilo de vida que seja compatível com os limites planetários.

Estimular capacidades para ativar as dimensões da mudança, individual, cultural e suas subjetividades e a dimensão sistêmica.

Conhecer iniciativas, campanhas e práticas de vanguarda que estão iluminando a formação de um novo paradigma.

Conhecer conceito de profunda adaptação, em função dos riscos de estarmos no ponto de virada dos limites planetários.

Ampliar formas de mensuração de impacto.

Aprofundar conhecimento sobre a situação emergencial que passamos com a interconectada crise planetária ambiental, social, econômica, geopolítica e existencial.

Conhecer e se familiarizar com a aplicação de marcadores baseada nos elementos da Teoria Integral, teorias da mudança e do desenvolvimento adulto, para navegar neste complexo e contraditório território de crises e conflitos.

Desenvolver habilidades e capacidades mais elevadas, a partir de conhecimentos de psicologia, de neurociência e sociologia, além das dimensões sistêmicas (tecnologia, infra-estrutura, sistema ecológico, etc).

Compreender e vivenciar como práticas de desenvolvimento pessoal interna e práticas relacionais impactam e influenciam as práticas comportamentais e os sistemas.

Como será a jornada de aprendizado?

 

Fundamentada em aulas expositivas, oficinas e vivências experimentais incluindo a prática de mindfulness.

Trabalhos em grupo serão estimulados para exercitar a conversa e a escuta e a relação interpessoal, como importantes instrumentos facilitadores dos processos de mudança.

Serão oferecidos textos, áudios e filmes para apoiar as conversas, debates e trocas em sala de aula.

Será criado um espaço virtual fechado para que o trabalho de troca e apoio mútuo, mesmo ao término do curso. Existe uma intenção de desenvolver em conjunto a mensuração das mudanças pelas quais o grupo passará, para avaliação do impacto

Quem fará parte da comunidade?

 

Indivíduos com profundo interesse em contribuir para os grandes desafios planetários, com seus esforços de trabalho, nas relações sociais, em seus estilos de vida e em suas próprias relações internas individuais.

A não limitação de formação acadêmica, experiência, faixa etária e áreas de atuação no mercado é deliberada de forma a se ter diversidade, para enriquecer a experiência do grupo, criando contêiner para honrar as multiplicidades de perspectivas.

Facilitadora

 

Cristina Mendonça

Estrategista de mudança em iniciativas de impacto global em mudanças climáticas, cidades e desenvolvimento, com mais de 20 anos de experiência em liderança nos setores privado e não-governamental. Mobilizou recursos humanos, financeiros e engajou múltiplos stakeholders nacionais e internacionais em processos de transformação. Dirige a Techni Sustentabilidade Inclusiva, que fundou há 12 anos, com a missão de promover um mundo mais próspero, sustentável e regenerativo.

MSc Engª Urbana e Ambiental, MBA Executivo em Adm, especialista em P&D, Engª química, além de cursos de liderança em processos de transformação pessoal, social e cultural.

Junte-se a nós no curso “Transição para Novo Paradigma de Desenvolvimento” na PUC-Rio. Inscrições até 17/09/2019