Most Viewed

Most Popular

Categories

  • Nenhuma categoria

Most Popular

Most Viewed

A Techni oferece consultoria de inovação em ações para sustentabilidade inclusiva e estrutura iniciativas de engajamento profundo no contexto de emergência climática e desenvolvimento humano.

Vivemos um momento crítico planetário, com inúmeras interconectadas crises globais e locais. Intensificação do esgotamento de recursos planetários, ampliação da desigualdade social, aumento de polarização, ampliação de tensão geopolítica, além de crises existenciais. A redução da janela de oportunidade para evitarmos consequências dramáticas pela elevação da temperatura global acima de 1,5ºC e os efeitos que já estamos sofrendo pelo aumento da temperatura global em 1,0ºC torna ainda mais volátil, incerto, complexo e ambíguo (vica) o cenário que vivemos.

 

Para lidar com a criticidade deste contexto, não basta termos mais habilidades e capacidades, mas essencialmente incorporar uma nova forma de ser como indivíduos, cultura e sistemas. Daí, o foco de nosso trabalho na integração das áreas de desenvolvimento humano e emergência climática.

 

A emergência climática por sua vez, não é uma questão apenas ambiental por se tratar de variação da composição de gases na atmosfera terrestre. É um problema de saúde pública que impacta o bem-estar de todos no planeta. É um problema de inclusão social que agrava a desigualdade. Está intimamente interconectado com todos os outros desafios planetários. É um desafio que está no cerne do atual paradigma de desenvolvimento econômico baseado apenas no crescimento contínuo. É também uma questão geopolítica que perpassa a forma como a sociedade se estruturou e como nos vemos como cultura e como indivíduos. É em essência um desafio relacional: de como nos relacionamos com nós mesmos, como sociedade e cultura e com os sistemas dos quais todos fazemos parte.

Emergência climática é um desafio que requer uma nova visão de mundo, para que ações transformacionais sejam implantadas e restaurem e regenerem o equilíbrio planetário, ao mesmo tempo que promovem prosperidade e evolução para todos.

Missão

 

A Techni tem como missão apoiar organizações, comunidades e indivíduos a ativar seus propósitos e a ampliar seus impactos na vida pessoal, em seus negócios e atividades e na sociedade, promovendo prosperidade para todos no mundo, de acordo com a capacidade regenerativa da natureza.

Trabalhamos em rede para impulsionar profundos processos de transformação e mudança na direção de práticas de sustentabilidade inclusiva no contexto da emergência climática e do desenvolvimento humano.

Visão

 

Nossa visão é vivenciarmos um mundo próspero, sustentável e regenerativo que gere bem-estar a todos, onde as dimensões humana e cultural, estão integradas lado a lado com a abordagem de finanças, tecnologia, governança, políticas, infraestrutura e ecologia. E com isso, habitarmos um lugar mais amplo, compassivo e inclusivo onde diversidades e conflitos são impulsionadores de um constante processo criativo que estimulam os sistemas, cultura e indivíduos a continuar evoluindo.

 

Nossa Abordagem

 

Aplicamos a metodologia integral pluralista, consolidada na Teoria Integral, teorias de mudança e teorias de desenvolvimento adulto em nossos serviços e iniciativas. Em essência, trabalhando em rede, integramos conhecimentos de psicologia, de neurociência, sociologia, lado a lado com as dimensões sistêmicas como tecnologia, ecologia, infraestrutura, políticas públicas, governança, finanças, pensamento sistêmico.

 

Estes recursos funcionam como marcadores que nos orientam a navegar neste complexo e contraditório território de crises e conflitos e permitem que consideremos as diferentes dimensões ou perspectivas irredutíveis da realidade que emergem simultaneamente: as dimensões externas e internas de indivíduos e do coletivo. Esta é a moldura que estrutura o trabalho da Techni.

Valores & Filosofia

Dimensão da realidade externa, individual: visão de mundo, consciência, valores, emoções, crenças, pensamentos, conhecimento

Saúde & Comportamento

Dimensão da realidade externa, individual: saúde, comportamento, capacidades, desempenho

Sistemas

Dimensão da realidade externa coletiva, coletiva: economia, finanças, governança, infra-estrutura, legislação, ecologia

Cultura

Dimensão da realidade externa coletiva: coerência cultural, conexão social, valores e normas compartilhados

Conheça um pouco mais sobre o “mapa” Integral.

Fundadora & Parceiros

Cristina Mendonça

 

Depois de 25 anos de experiência profissional e estudos nas áreas de engenharia e administração e não estar encontrando respostas para as crises planetárias apenas no enfoque sistêmico, que inclui tecnologia, finanças, políticas públicas, governança, infraestrutura, comecei a buscar pistas e encontrar respostas nas áreas de psicologia, sociologia e especialmente Teoria Integral, teoria de desenvolvimento adulto e teoria de mudança.

Trilhando o caminho de aprofundamento de desenvolvimento pessoal, onde a prática da teoria integral tem sido parte essencial, venho adquirindo perspectivas mais amplas para lidar com a complexidade da situação global atual. Como numa subida de montanha, onde vamos ganhando musculatura e maior ângulo de visão sobre a paisagem que se descortina, assim tem sido minha experiência com a prática de vida integral. O acesso a este mapa integral tem permitido que navegue no território de forma mais cuidadosa, compassiva e abrangente, acolhendo diferenças, evitando reducionismo e polarizações.

Neste novo processo de caminhar, o senso de conexão social com todos os seres se aprofunda e tem me permitido viver as relações de forma mais leve, apesar da gravidade da crise planetária. Ken Wilber tem uma citação “Dói mais, mas incomoda menos” que reflete o início dessa experiência, que ora consigo, ora não alcanço. Encontro conforto num ditado oriental “Aquele que pensa que sabe, não sabe. Aquele que sabe que não sabe, sabe. Pois, neste caso, saber é não saber e não saber é saber”- Tao Te King

 

Estrategista de mudança em iniciativas de impacto global em mudanças climáticas, cidades e desenvolvimento, com mais de 20 anos de experiência em liderança nos setores privado e não-governamental. Mobilizou recursos humanos, financeiros e engajou múltiplos stakeholders nacionais e internacionais em processos de transformação. Dirige a Techni Sustentabilidade Inclusiva, que fundou há 12 anos, com a missão de apoiar organizações, comunidades e indivíduos a ampliar seus impactos, em integração com a natureza, promovendo prosperidade e evolução para todos no mundo.

Mestre em Ciências em Engenharia Urbana e Ambiental pela PUC-Rio e Universidade Técnica de Braunschweig, MBA Executivo na COPPEAD-UFRJ, especialista em P&D pela COPPE-UFRJ, Engenheira Química pela UFRJ, além de cursos de liderança em processos de transformação pessoal, social e cultural.

Com a arte de combinar talentos, a Techni estrutura equipes multidisciplinares, de acordo com as necessidades específicas de cada projeto.

Com uma abordagem criativa, combinando conhecimento e ciência, criamos uma rede para co-criar soluções junto a clientes que se traduzem em ampliação de valor de suas atividades.

Áreas de experiência de parceiros incluem:

  • Psicologia, educação e embodiment
  • Comunicação integral, dados, mídia digital e marketing
  • Arquitetura, urbanismo e paisagismo ecológico
  • Energia e planejamento energético
  • Negócios e finanças
  • Ecologia, biomimética, agroecologia e engenharia florestal
  • Sistema alimentar e alimentação integral
  • Logística, transporte e mobilidade
  • Novos materiais, economia regenerativa e análise de ciclo de vida
  • Inteligência artificial, robótica e suas aplicações para 3ª revolução industrial (convergência da internet de comunicação, energia e logística)
  • Gestão de águas e saneamento ecológico
  • Artes

Desenvolvemos parcerias também com centros de pesquisa de universidades, centros culturais e fundações.

Associações

 

Desde 2007, a Techni é membra do Green Building Council Brasil e do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social.