Albatroz

Nunca vi pessoalmente um albatroz. Tampouco imaginei que me encantaria e me emocionaria tanto com esta ave. E o quanto aprenderia com ela, sobre ela, sobre mim mesma e sobre nossa cultura.

Foi tudo isso e muito mais que experimentei vendo este documentário criado e dirigido pelo artista Chris Jordan, lançado em 2018.

O projeto começou a se desenhar em 2008, com o propósito de documentar a tragédia ambiental decorrente da poluição nos oceanos por resíduos plásticos. A expedição fotográfica a Ilha Midway, no Oceano Pacífico, no entanto, se mostrou ainda mais chocante quando encontraram milhares de jovens albatrozes mortos, com seus estômagos cheios de plástico.

A partir daquela experiência, o projeto se desdobrou e se tornou esse filme, que é para mim um dos mais dramáticos, porém mais sensível e lindo que já vi. É uma obra de arte.

Chris Jordan orienta sobre como ter a melhor experiência: “Assista em um sistema com bons alto-falantes, se possível; o som é grande e imersivo”.

O filme é oferecido de forma gratuita para assistirmos. Voluntários de diversos países se mobilizaram, depois de conhecer a obra e podemos contar com legendas até mesmo em português, bastando clicar no botão CC no lado direito do vídeo.

Tudo isso é literalmente um presente que recebemos para que possamos experimentar um novo paradigma. Um convite e uma inspiração para sermos um novo paradigma.

Bom filme! E contemplações!

O filme pode ser assistido neste link: https://www.albatrossthefilm.com/watch-albatross

Trailer está disponível neste link: https://www.albatrossthefilm.com

Caso tenha condições, o projeto recebe doações: https://www.albatrossthefilm.com/donate

Cristina Mendonça

Master of Science in Urban and Environmental Engineering from Pontifical Catholic University of Rio de Janeiro (PUC-Rio) and Technical University of Braunschweig, Executive MBA from COPPEAD-UFRJ (Federal University of Rio de Janeiro), specialist in R&D from COPPE-UFRJ, Chemical Engineer from UFRJ, and leadership courses in personal, social and cultural transformation processes.

    Leave Your Comment

    Your email address will not be published.